Inteligência Artificial: a ciência do impossível

por / domingo, 22 outubro 2017 / Publicado em Empreendedorismo, Hassefe, Tecnologia

Tecnologia já usada em larga escala na interação digital viabiliza iniciativas inovadoras

Se você realiza no dia a dia tarefas como procurar um termo no Google ou acessar a melhor rota no trânsito, é sinal de que a Inteligência Artificial já faz parte da sua vida. Embora o nome remeta aos filmes de ficção científica, essa tecnologia avançada vem sendo utilizada cada vez mais para otimizar processos e gerenciar interações online em uma infinidade de aplicações diferentes, mas todas eficientes. E algumas impressionantes.

A Inteligência Artificial é uma sofisticada programação que possibilita às máquinas analisarem uma quantidade gigante de dados em poucos segundos, identificar padrões e sugerir resultados ou ações. Nos últimos anos, essa técnica evoluiu ainda mais, possibilitando que estes computadores também estabeleçam novas conexões à medida que recebem mais dados. Em linhas gerais, quanto mais é utilizado, mais esperto ele fica.

Um exemplo de aplicação que acompanha muitas pessoas em todas as suas atividades são os assistentes digitais inteligentes, como Siri, da Apple, Cortana, da Microsoft, e Google Assistant.  Programados para reconhecer instruções de voz, respondem a perguntas, pesquisam tudo o que você precisar saber e conectam a serviços e aplicativos integrados. Segundo alguns usuários acostumados ao bate-papo diário, também fazem companhia, mas é recomendável não se apegar! É um robô, lembra?

Grandes empresas já identificaram o potencial da Inteligência Artificial e investem em inovação, com boas chances de revolucionar áreas de conhecimento. Com seus próprios projetos ambiciosos em segmentos como saúde e segurança, cinco das maiores corporações mundiais de tecnologia – Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM – uniram forças e criaram a Partnership on AI , associação dedicada a estudar as melhores práticas e atuar como plataforma aberta para debater e impulsionar as iniciativas.

Com tanta demanda, começa a faltar profissionais especializados e já surgem graduações específicas – inclusive virtuais. Há cursos gratuitos de introdução na web, como o do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já a Udacity, universidade online criada por professores da Universidade de Stanford e apoiada por gigantes como Google, AT&T e Facebook, oferece o “Nanodegree” para Engenheiro de Inteligência Artificial. A chamada do curso já define bem o que a Inteligência Artificial significa para a era moderna: “aprenda a construir o impossível”.

FONTE: http://dialogando.com.br

TOPO